"...Ubi non est justitia, ibi non potest esse jus..."
...Onde não existe justiça não pode haver direito...

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Vocês sabiam que os produtos que contenham lactose deverão informar isso no rótulo?




Olá amigos!

Vocês sabiam que os produtos que contenham lactose deverão informar isso no rótulo?
O assunto refere-se à defesa e a proteção da saúde individual ou coletiva no que tange aos alimentos que contem Lactose.

A Lei nº 13.305/2016 dispõe que os alimentos deverão indicar quando tiverem a presença de lactose. Veja o que dispõe:

“(...) Os rótulos de alimentos que contenham lactose deverão indicar a presença da substância, conforme as disposições do regulamento. Os rótulos de alimentos cujo teor original de lactose tenha sido alterado deverão informar o teor de lactose remanescente, conforme as disposições do regulamento (...)”

Lactose é uma espécie de açúcar encontrado naturalmente no leite e em seus derivados.


Mesmo o leite sendo um alimento extremamente consumido no Brasil, a verdade é que um grande número de pessoas possui intolerância à lactose (também chamada de Hipolactasia), que consiste na incapacidade do corpo humano de fazer a correta digestão dessa substância (lactose). Reportagens afirmam que cerca de 70% da população possui intolerância à lactose.

Como a pessoa não consegue digerir bem a lactose, ao comer alimentos que possuam essa substância ela passa mal ou sente alguns desconfortos, como diarréia, náusea, dores abdominais, inchaço etc.

A intolerância à lactose é algo desagradável e que traz complicações à saúde. No entanto, muito mais grave é a alergia às proteínas do leite, que pode causar, inclusive, a morte.

A alergia é uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas, proteínas dos alimentos, de ácaros, de pólen, de pelo de animais, etc. Portanto, a APLV é uma reação às proteínas do leite (ex: caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina).

A intolerância é decorrente da dificuldade do organismo em digerir à lactose, açúcar do leite, devido à diminuição ou da ausência de lactase, enzima que a digere.” (http://www.alergiaaoleitedevaca.com.br/intolerancia-ou-alergia)

Nisso reside um grande perigo decorrente da falta de informação: alguns alimentos não apresentam lactose, mas possuem as proteínas do leite.

Neste caso, a pessoa alérgica não poderá consumi-los. É o caso do leite sem lactose, dos queijos sem lactose, de alguns chocolates sem lactose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.