"...Ubi non est justitia, ibi non potest esse jus..."
...Onde não existe justiça não pode haver direito...

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Evento sobre gestão pública marcou os 69 anos do TCE-PR





Ministro do TCU Benjamin Zymler



Os 69 anos de fundação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) foram marcados por um evento sobre gestão pública.

O 1º Fórum de Controle Externo do TCE-PR o maior evento de capacitação de gestores e servidores públicos já realizado pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) foi encerrado ontem.

A proposta do evento foi debater temas da administração e da fiscalização sobre os recursos públicos: contabilidade, licitações e contratos, obras, gestão de pessoal, transferências voluntárias e participação dos empresários nas compras e contratações de serviços.

No encerramento, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler discorreu sobre a revisão da Lei Anticorrupção cujo objetivo principal é punir empresas envolvidas em atos lesivos à Administração Pública.

Mencionou também que a partir de julho, o Tribunal de Contas da União (TCU) iniciará o julgamento de alguns dos principais casos de desvio de recursos da Petrobras a partir das provas obtidas pela Operação Lavo Jato.

No evento, Zymler mencionou que a referida lei vem servindo de fundamento para firmar acordos de leniência com empresas envolvidas nos crimes de corrupção investigados pela Lava Jato.

As empresas envolvidas nos crimes de corrupção por meio da colaboração com as autoridades, da confissão do crime e da devolução de recursos, conseguem obter o abrandamento das sanções e preservam o direito de continuar prestando serviços a órgãos públicos.

Noutro passo, o Ministro do TCU apontou as falhas na Lei 12.846/2013, sendo que a principal delas é a não considerar a presença dos órgãos como os Tribunais de Contas e o Ministério Público, na consolidação dos acordos de leniência, e sim apenas o Poder Executivo.

Outra falha da lei, segundo Zymler é que os acordos de leniência independem de homologação da Justiça.

Segundo o Ministro, as falhas da Lei Anticorrupção foi consequência da pressa em aprová-la, não oferecendo tempo suficiente para os debates, bem como, para a verificação dos impactos da lei no sistema de controle externo do gasto público.

Para Zymler "Os acordos de leniência serão ineficazes se não forem submetidos ao TCU".

Por fim, o Ministro enfatizou que essa lei também pode ser utilizada pelos Tribunais de Contas de Estados e Municípios no julgamento de casos de desvio de dinheiro público envolvendo empresas no seu âmbito de atuação.

Diante de todo o exposto, pode-se concluir que o evento proporcionou aos gestores públicos, servidores e profissionais que atuam na área do Direito Administrativo a oportunidade de acompanhar diferentes pontos de vista de juristas, especialistas e estudiosos desse ramo do Direito que alcança toda a ação da Administração Pública e que permeia a relação do cidadão com o Estado.

A solenidade além de capacitar servidores e gestores públicos ao mesmo tempo gerou resultado social, qual seja, arrecadou 1.300 litros de leite em pó (entre latas e pacotes). O alimento foi entregue pelo Presidente, Conselheiro Ivan Bonilha, ao Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar Estadual) no encerramento do encontro. Vale ressaltar aqui que a Escola de Gestão Pública do TCE-PR solicitou que cada participante do evento, gratuito, entregasse um litro de leite em pó no momento do credenciamento.

Este evento realmente teve um sabor todo especial, pois além de ter sido realizado no ano em que o TCE comemora 69 anos. Foi uma honra podermos compartilhar desse momento, de forma a dar exemplo de que o Brasil é comprometido com a discussão de uma agenda positiva de gestão de políticas públicas.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.