"...Ubi non est justitia, ibi non potest esse jus..."
...Onde não existe justiça não pode haver direito...

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Dia do Advogado...







Há exatos 189 anos que se comemora no Brasil, em 11 de agosto, o Dia do Advogado.

A comemoração do Dia do Advogado é uma tradição que remonta ao Primeiro Império no Brasil (1822-1831). Dom Pedro I, que havia proclamado a Independência do Brasil anos antes, queria que o novo país tivesse suas próprias leis.

Em 1824 foi redigida a primeira Constituição brasileira. Mas não bastavam leis sem alguém que as executasse. Pensando nisso, o Imperador criou, no dia 11 de agosto de 1827, os dois primeiros cursos de Direito no país. Um foi inaugurado em Olinda, no Mosteiro de São Bento, e outro em São Paulo.

Os dois cursos foram responsáveis pela formação intelectual de brasileiros notáveis, que em diferentes momentos ajudaram a mudar os rumos do país, fundando nossa vocação democrática e consolidando parâmetros institucionais para que, mais tarde, pudéssemos, na esteira do Iluminismo, fincar as raízes do Estado Democrático de Direito.

O respeito pela nova profissão era tão grande que comerciantes e donos de restaurante faziam questão de bancar a conta dos estudantes de Direito nesta data. Assim, nascia outra tradição: o Dia da Pendura. A cada ano, os futuros advogados enchiam bares e restaurantes para comemorar o seu dia. Deixando os comerciantes mais felizes e mais pobres.

A atividade do advogado é muito importante. Como estabelece a Constituição, em seu artigo 133: “o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

No transcurso da história, foram vários momentos em que o papel dos advogados na luta contra os regimes de exceção constituiu elemento fundamental para que a opinião pública pudesse balizar com clareza o que era justiça e o que era arbítrio. O que era liberdade e o que era ditadura. O que era golpe e o que era obediência à Constituição.

Grandes juristas, advogados brilhantes, homens notáveis, foram responsáveis pela construção da chamada sociedade civil, estabelecendo critérios de julgamento, visão de mundo, modelos interpretativos do nosso direito positivo, que foram decisivos para os avanços das relações entre capital e trabalho, respeito e valorização das instituições, ampliação de conceitos ambientais, étnicos, humanos e tecnológicos, ajudando a formar um caldo de cultura essencial para aquilo que chamamos hoje de civilização ocidental.

Advogados “Sejam a mudança que vocês querem ver no mundo”.

Essa é uma frase célebre de Mahatma Gandhi e significa que eu, você, nós podemos transformar vidas e assim transformar o mundo em um lugar melhor.

A frase acima nos remete a uma reflexão das nossas atitudes como cidadão, como empresário, como sociedade, como poder público, etc.

Todos nós pensamos que a mudança parte do outro e assim criamos a expectativa de que as coisas simplesmente vão acontecer, como por exemplo: o irmão ceder, o governo melhorar, o carro do lado dar passagem, a corrupção terá um fim.

Entretanto a realidade é que a mudança tem que partir de cada um de nós mesmos.

Para que essa MUDANÇA aconteça se faz necessário ter autoconfiança, determinação estar preparado para a vida, coisas que devemos construir dia a dia, passo a passo.
Vamos dar um passo de cada vez, mas vamos fazer a nossa parte mesmo que seja lentamente.

Para fazer essa DIFERENÇA no mundo é preciso também ter coragem.

Porém não aquela coragem de enfrentamento de embates e batalhas, e sim aquela coragem vinda do próprio significado da palavra “agir com o coração” esse sim é o verdadeiro ato de coragem.

Portanto, vamos continuar crescendo e se aperfeiçoando. Inspirando amigos, parentes, conhecidos, desconhecidos, pessoas que precisam desse suporte, passe adiante a transformação que acontece comigo, com você, com nós todos.

Quanto mais vidas transformarmos, melhor para o mundo a nossa volta.

Vamos inspirar o mundo ao nosso redor, talvez essa seja uma das únicas maneiras de mudarmos, verdadeiramente, alguém.

Sabemos que só por meio de nossas próprias ações que podemos ajudar a mudar.

Podemos não ser grandes empresários, podemos não ser ricos ou milionários, podemos não ser cientistas ou fazer grandes descobertas, mas podemos fazer a nossa parte e mostrar o bom exemplo ao nosso próximo.

Só assim seremos a verdadeira mudança que queremos ver no mundo.



fontes: http://www.progresso.com.br/opiniao/artigo-dia-do-advogado-nossa-luta-continua 
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário.